top of page

Macaé, princesinha do Atlântico e afilhada de Atenas.

ILACED, macaense com certeza!

Vivemos em uma cidade cosmopolita, construída por macaenses nascidos em todos os cantos do mundo! Originalmente uma cidade com tradição pesqueira, agrícola e bucólica, agitou-se com a exploração da busca nacional e mundial por energia.


Gente do mundo todo veio para cá, atrás do El Dourado do Norte Fluminense. Muitos nunca mais foram embora. Seduzidos pela princesinha do Atlântico, aprisionados pelo charme do turbilhão cultural presente, fixaram sua vida e adotaram ao passo que foram adotados.


No seu desenvolvimento, Macaé teve o privilégio de ser concorrida por uma multiplicidade de Universidades Federais, berço do que se faz de melhor em ciência no nosso país. Foi disputada também por algumas faculdades privadas e sua assertividade no ensino.


Construiu-se aqui mais que uma cidade que gera energia, construiu-se uma cidade que é o berço de uma enxurrada de ideias novas. Um projeto ambicioso construiu a Acrópole Macaense, sob seguramente os auspícios de Atenas, e reuniu no mesmo espaço duas Universidades Federais, uma Escola de Aplicação secundarista, uma faculdade Municipal e centenas de projetos de pesquisa e extensão. Dessa mistura, gerado no suco primordial do caos das ideias em constante colisão, nasceu o ILACED.


O Instituto Latino-Americano para Ciência, Educação e Desenvolvimento é a materialização da riqueza que essa proximidade de diferentes saberes, que se colidem e se reorganizam pode gerar. O que nasce de um movimento de integração social, o Coletivo #VEM, e a busca por democratizar o acesso aos saberes da universidade, agora galga cada vez mais setores, compartilhando cada vez mais saber formal.


O ILACED é um Instituto nascido do desejo de fazer ciência, herdado das “Universidades mães”, mas mantendo a autonomia e independência, vitais às descobertas e inovações. É o movimento de promover o que há de melhor nas instituições de ensino formal, mas de aproximar de maneira desburocratizada quem não faz parte ainda desse mundo maravilhoso do desbravamento do oculto.


Este que escreve esse texto está convencido com uma certeza quase metafísica, o que chega a ser engraçado para alguém integralmente materialista na interpretação do mundo, que o ILACED não seria capaz de ter nascido em nenhum outro lugar. Só a princesinha do Atlântico reunia as condições materiais para gerar um filho tão apaixonado. O ILACED nasce com a paixão de transformar o mundo, pela educação e pela ciência, e que todos possam ter acesso a essa transformação.


Macaé, à medida que nos transforma, também é transformada. Essa cidade, que cada vez mais é berço da produção de uma riqueza que não perece, precisa urgentemente refletir porque ainda essa riqueza não pertence a todos os macaenses, nascidos em Macaé ou em outros lugares. Porque ainda temos problemas sociais, na cidade que reúne um número impressionante de doutores sociais?


Que grande oportunidade temos aqui! Um exército de cidadãos, apaixonados pela nossa terra, que precisam enxergar no povo que vive aqui a maior riqueza, que a dignidade precisa emanar de cada um dos moradores dessa cidade.


Temos em Macaé a oportunidade, e talvez essa oportunidade só poderia ter surgido em Macaé, de ser uma cidade exemplo para o país, com amplo debate na multiplicação do conhecimento, com amplo debate no cuidado para com o povo, e principalmente no fornecimento das condições para que todos possam construir seu desenvolvimento.


Macaé foi abençoada por Deméter (Deusa grega da agricultura) em sua primeira infância, benção que permanece até os dias de hoje. Poseidon abençoa a princesinha do Atlântico em sua segunda infância. Agora Atenas torna Macaé sua afilhada, e a conduz com belos passos para sua adolescência. Que não desperdicemos essa grande oportunidade. Afinal, todo dia esse ateu se convence que nossa cidade é dileta dos deuses, a gente que às vezes parece não fazer por onde.



3 comentários


Brenda Oliveira
Brenda Oliveira
06 de out. de 2020

Ótimo artigo! Amei as referências!

Curtir

José Luiz Alves
José Luiz Alves
06 de out. de 2020

Conciso e contextualizado com a história desse instituto que #VEM para SOMAR!

Curtir

Victor Gomes
Victor Gomes
03 de set. de 2020

Parabéns pelo artigo!!!

Curtir
Post: Blog2_Post

Av. Aluizio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavaleiros - Macaé/RJ
Instituto Latino-Americano para Ciência, Educação e Desenvolvimento - ILACED
CNPJ: 32.919.248/0001-47
Entidade Sem Fins Lucrativos

  • Instagram
  • Facebook

©2019 por ILACED.

bottom of page